Thursday, August 30, 2018

Quero!

Ontem, recebi uma mala e uma caneca alusivas à saga Harry Potter a juntar à vasta colecção lá de casa, mas como boa potterhead que sou...

Hoje, tropecei nesta maravilha e fiquei em total estado de encantamento. Digam lá se não é irresistível? ❤


 #harrypottercoisasnuncasãodemais!

Compra-se aqui.


Sunday, August 19, 2018

Ovos verdes e presunto / Dr. Seuss

Sinopse:

Será que gostas de ovos verdes e presunto? Esta é a pergunta que o Sam faz insistentemente ao amigo, procurando levá-lo a provar algo novo. Apesar das suas tentativas, o amigo teima em dizer que não gosta, sem nunca ter provado.

Com muita imaginação, o Sam fará de tudo para convencer o amigo. Será que vai conseguir? 

Opinião:

Não há nada mais frustrante do que preparar uma refeição deliciosa para logo depois lidar com a teimosia de um filho que se recusa a prová-la. Cá em casa, acontece com regularidade, por isso, não admira que este seja o livro do momento no ninho da coruja.

Publicado a 2 de Agosto de 1960, tornou-se num clássico da literatura infantil. Na verdade, não há lista do género melhores livros de sempre para crianças onde não conste. O autor usou apenas 50 palavras, habilmente repetidas num jogo de rimas dinâmico, nonsense e até bizarro, fruto de uma aposta feita com o seu editor.

Como sou vegan, fiz uma pequena adaptação. Em vez de ler ovos verdes e presunto, leio couves verdes e pimento, a ver se o miúdo deixa de embirrar com os legumes!

Gostei muito e fiquei com vontade de visitar a sua estátua memorial em Springfield, a cidade onde nasceu a 2 de Março de 1904.

Dr. Seuss National Memorial Sculpture Garden, Springfield. Via Sun Sentinel
A estátua com as icónicas personagens criadas pelo autor é enorme. Neste pormenor, vemos o Sam com a sua bandeja de ovos verdes e presunto. Lá ao fundo, está o Dr. Seuss na companhia do Gato do Chapéu.

Vou com certeza ler os restantes livros do autor, publicados em Portugal pela editora Booksmile.

PNL 6 a 8 anos (recomendado pela editora a partir dos 4 anos)

Saturday, August 18, 2018

O rapaz que despejou o mar / Paul Brown; il. Chris Capstick

Sinopse:

O pequeno Miguel adora construir castelos de areia! Mas as ondas insistem em arruinar as suas construções. Um dia, o Miguel tem uma ideia de génio: mergulhar bem fundo e, simplesmente, DESPEJAR TODA A ÁGUA DO MAR.

Só que o Miguel não podia imaginar que a sua solução genial teria consequências catastróficas. Agora, ele tem de encontrar uma forma de voltar a pôr tudo exactamente como estava, antes que seja tarde demais.

Será que o Miguel vai conseguir resolver o seu problema? Só há uma maneira de saber, não é?

Opinião:

A história é engraçada, mas podia ser muito melhor. Depois de despejado o mar, o destaque dado à destruição do habitat marinho pecou pela brevidade. Curiosamente, logo de seguida, dá-se o oposto, pois menciona-se o derreter dos glaciares de forma tão súbita que fica a sensação de que está ali qualquer coisa a faltar (da primeira vez que li ao meu filho, até voltei atrás, pensando que saltara alguma página!).

Ainda assim, pode ser um bom ponto de partida para trabalhar questões ambientais com a pequenada.

Friday, August 17, 2018

5 minutos de paz / Jill Murphy

Sinopse:

A Senhora Grande só quer uns minutos de paz e sossego no seu quente, espumoso, e borbulhante banho de espuma. Mas com o Lester, a Laura e o bebé tão irrequietos e barulhentos como de costume, a mãe descobre que a sua paz é sol de pouca dura.

Opinião:

Acho que não há mãe que não se identifique com este livro. Quantas vezes não dei por mim a pensar como seria bom poder, de vez em quando, desligar o miúdo por uma ou duas horitas? E só tenho um filho, nem imagino o que seria se tivesse três, como é o caso da Senhora Grande. Adorei a história e fiquei com vontade de ler mais livros desta colecção.

5 estrelas!

PNL Pré-escolar