Tuesday, September 25, 2018

A casinha de chocolate / adapt. do conto dos irmãos Grimm

Sinopse:

Vem descobrir a história dos irmãos Hansel e Gretel, e o que se esconde por detrás dos maravilhosos recortes deste livro!

Opinião:

A 20|20 Editora, através da chancela Fábula, está a publicar alguns clássicos da literatura infantil numa  colecção intitulada "Fábulas recortadas". 

A Casinha de Chocolate é uma adaptação do conhecido conto de fadas Hänsel und Gretel, publicado em 1812 na famosa compilação de contos tradicionais dos irmãos Grimm. 

Confesso que não sou muito fã das inúmeras adaptações que tenho encontrado ao longo dos anos, principalmente porque tendem a suavizar a "violência" contida nas histórias, dando origem a narrativas pobres, sem valor estético ou literário, lamentavelmente despidas de sentido.

O forte desta adaptação é a ilustração, muitíssimo bem conseguida. O estilo, as cores sombrias e a técnica de recortes aplicada em determinadas páginas, dá vida ao conto que, embora numa versão bastante resumida, não trata as crianças como palermas que têm de ser escudados de toda a maldade existente no mundo.


Este foi o pretexto ideal para pegar num outro livro que já havia comprado há algum tempo, mas que ainda não tinha tido oportunidade de ler, The original folk and fairy tales of the brothers Grimm: the complete first edition, onde podemos encontrar a versão original dos contos, inteiramente livre de censuras! Li o Hansel and Gretel e lá está, é toda uma outra atmosfera que se cria quando lemos o texto genuíno. Mas deste livro falarei numa outra publicação.

Voltando ao nosso livro infantil, e para terminar, a verdade é esta: o que eu gostaria mesmo era de ver o conto original ilustrado desta forma, mas à falta disso, diria que têm aqui uma boa adaptação.

Recomendo!

No comments: