Friday, September 21, 2018

O livro do ano / Afonso Cruz

Sinopse:

Estas são páginas do diário de uma menina que carrega um jardim na cabeça, atira palavras aos pombos e sabe quanto tempo demora uma sombra a ficar madura.

Páginas feitas de memórias, para leitores de todas as idades.

Opinião:

Escrito em forma de diário, o livro atravessa as quatro estações e é um olhar inocente e poético sobre o mundo, escrito com simplicidade mas muito distante de lugares comuns. Só não sei se será tão infantil quanto o autor o imaginou, pois encontro muita profundidade em algumas passagens.

As ilustrações, inteiramente a preto e branco (para evitar grandes custos à editora), estão em completa harmonia com o texto, tornando-o  num belíssimo objecto artístico.

Estas são as minhas entradas favoritas:

14 de Julho
Às vezes trago um deserto para casa.
É quando me sinto sozinha.

15 de Julho
O meu irmão diz que é muito fácil fazer
um oásis no deserto.
Basta juntar água.

3 de Dezembro
O meu avô diz que a felicidade é uma péssima
corredora e que é fácil fugirmos dela.
E a tristeza?, perguntei.
É uma excelente corredora, respondeu ele.

12 de Janeiro
Começou a nevar no meu quarto. A minha mãe
Diz que Janeiro não acontece só lá fora.
E mandou-me limpar o quarto.

2 de Fevereiro
O meu avô passa muito tempo no parque. Diz
que o problema de envelhecer não é esquecermo-nos
das coisas, é que tudo se esqueça de nós.

Afonso Cruz é, de facto, um autor a seguir!

PNL 5º ano


No comments: