Friday, January 15, 2016

Avozinha gângster / David Walliams

Sinopse:

O nosso herói, Ben, adormece só de pensar que tem de ficar em casa da avó. Que seca! É a avozinha mais aborrecida de sempre: só pensa em jogar jogos de tabuleiro e comer sopa de couve. Mas há dois segredos que Ben desconhece:

• A sua avozinha é uma famosa ladra de jóias.
• Toda a vida sonhou roubar as Jóias da Coroa inglesa.

Opinião:

David Walliams é o conhecido actor de comédia da série Little Britain, que adoro! Como tal, tinha grandes expectativas relativamente a este livro.

Apesar de estar indicado para maiores de 10 anos, arrisco dizer que qualquer miúdo de 8 pode ler o "Avozinha gângster". Embora seja uma história com um enredo longo, o texto é simples e carregado de graçolas que agradarão certamente aos mais pequenos. Parece-me mesmo um excelente livro de transição entre a literatura infantil e a juvenil.

Esta história é também uma piada dirigida a todos os adultos que impingem os seus sonhos não concretizados aos filhos, bem como aos que gostam de "despejá-los" nas casas dos avós aos fins-de-semana. Porém, as gargalhadas escondem uma mensagem profunda. Se têm filhos que desprezam os avós ou os idosos, aqui têm uma prenda certeira. Para que aprendam a apreciar a companhia dos mais velhos antes que seja demasiado tarde.

PNL 5º ano

1 comment:

Raquel said...

Olá!
Li este livro há relativamente pouco tempo e gostei muito!
Concordo inteiramente com a tua opinião...temos de encorajar os mais novos a darem valor aos mais velhos! Além de todas os outros ideais que o livro pretende transmitir...
Beijinhos e boas leituras