Tuesday, January 12, 2016

Fangirl / Rainbow Rowell

Sinopse:

Cath ama os seus livros e a sua família. Haverá espaço para mais alguém?

Todo o mundo é fã dos livros de Simon Snow. Mas Cath vai mais longe: ser fã desses livros tornou-se a sua vida. Ela e a sua irmã gémea, Wren, refugiaram-se na obra de Simon Snow quando eram miúdas, e na verdade foi isso que as salvou da ruína emocional que foi a perda da mãe.

Ler. Reler. Interagir em fóruns, escrever ficção baseada na obra de Simon Snow, vestir-se como as personagens dos livros. Mas essas fantasias deixam de fazer sentido quando se cresce, e enquanto Wren facilmente abandona esse refúgio, Cath não consegue fazê-lo. Na verdade, nem quer.

Opinião

Poderia estar mais perto das quatro estrelas se a história paralela de fanfiction me tivesse cativado minimamente. Porém, a meio do livro, confesso que deixei de ler todas as passagens relativas ao Simon Snow (shame on me, mas paciência!). Porque estavam a aborrecer-me e porque não me pareceu que acrescentassem alguma coisa de jeito à trama. Sei que a autora já publicou posteriormente o livro "Carry on", que é precisamente a história do Simon Snow, mas sinceramente, não tenho qualquer vontade de pegar na coisa. Sobretudo porque ainda é demasiado cedo para ler sobre outra escola de Magia que não seja Hogwarts!

Fora isto, acredito que Fangirls seja a escolha certa para raparigas que gostem de ler e de escrever. Foi engraçado entrar um bocado neste mundo de fanfiction, ao qual tenho escapado. Apesar das toneladas de material escrito à volta do Harry Potter, preferi sempre ficar-me pelo original, por considerá-lo simplesmente genial e perfeito.

As personagens femininas, que são todas um bocado neuróticas, estavam a irritar-me, mas depois, o facto das gémeas terem sido abandonadas pela mãe, transformou essa irritação em carinho (talvez porque eu própria tive um pai que se borrifou em mim e na minha irmã).

Uma vez mais, adorei a forma como o amor surge entre os protagonistas. Acho mesmo que este é o ponto forte da escritora, uma pessoa até fica enamorada, pá! 

Não é um espectáculo de livro, mas apreciei a leitura!

No comments: