Thursday, July 30, 2015

Capital / Afonso Cruz

Sinopse:

Um menino recebe um porquinho-mealheiro, de louça, com uma ranhura nas costas para que possa ser alimentado com capital. Com o amor e ternura que o menino lhe dedica, o porquinho depressa se torna um animal obeso, cheio de lucros fabulosos, e com dificuldade em controlar a sua rapacidade. Os anos passam e o porquinho vai crescendo, crescendo, crescendo, e um dia... um dia...

Opinião:

Só para irritar quem acha que a narrativa visual não é literatura, inauguro este espaço com o livro de Afonso Cruz, "Capital", que acaba de vencer por unanimidade o Prémio Nacional de Ilustração 2014.

Confesso que foi um livro que mexeu comigo, sobretudo tendo em conta a época de crise que vivemos, motivada pela ganância dos bancos.

Sem recurso à palavra, o autor leva-nos numa viagem que se inicia com a oferta de um mealheiro em forma de porquinho a uma criança, que acabará inevitavelmente por se tornar num adulto ambicioso, ávido de dinheiro e poder.

Excelente para reflectir sobre a educação baseada no materialismo, que parece ganhar adeptos de forma alucinante. Talvez sem querer, passamos a mensagem de que é preciso ser melhor do que o outro para se ser bem sucedido, ter um bom emprego e um bom ordenado. Infelizmente, ficam para segundo plano valores como o amor, a amizade e o respeito não só pelos outros como pela própria natureza.

A provar que uma imagem vale por mil palavras. E que não "vale tudo" por dinheiro.

PNL 3º ano




No comments: