Thursday, July 30, 2015

Este é dos bons!

Nunca tive grandes conhecimentos de literatura infanto-juvenil, nem significativo contacto com crianças, há muito em falta na família. Quando "aterrei" na sala dos garotos, senti-me um pouco perdida, uma vez que pais e educadores vinham pedir-me sugestões de livros sobre os mais variados assuntos. Felizmente, a biblioteca onde trabalho adoptou uma política de indexação da literatura. No entanto, considero que conhecer minimamente a colecção é sempre uma mais valia, até porque nem sempre o trabalho do catalogador é acertado. Decidi então ir lendo, sempre que possível, o que me passava pelas mãos.

Agora que tenho um bebé de 13 meses, que começa já a demonstrar interesse nos livros cartonados, mais vontade tenho de encontrar bons livros que possa ler em voz alta ou, quando for maior, recomendar-lhe.

Porém, ao folhear os livros, apercebi-me do seguinte: ou estava a ser muito esquisita, ou havia uma grande quantidade de lixo a ser escrita.

Passados 2 anos, continuo a achar que há livros sem piada nenhuma. No entanto, tenho encontrado outros tantos aos quais reconheço grande qualidade. E é sobre esses que irei falar aqui, na rubrica "Este é dos bons!".

Segue dentro de pouquíssimo tempo a primeira crítica!


No comments: