Friday, July 31, 2015

Não fiz os trabalhos de casa porque... / Davide Cali; il. Benjamim Chaud

Sinopse:

É impossível fazer os trabalhos de casa quando um avião de macacos aterra à nossa porta. Além disso, os elfos esconderam todos os lápis. E houve também um problema com plantas carnívoras! As desculpas absurdas seguem-se umas às outras, num crescendo hilariante, mas a professora não se deixa enganar...

Opinião:

Quem é que nunca chegou às aulas com os trabalhos de casa por fazer? Confesso que não me aconteceu assim tantas vezes, mas apenas porque tinha medo de ouvir um raspanete.

Porém, quando a memória falhava ou a vontade de estudar se ausentava, com a consciência a pesar, arranjava maneira de escrevinhar qualquer coisa nos intervalos antes das aulas começarem. Como imaginam, não fazia nada de brilhante, mas sempre dava para safar.

Este é o livro certo para quem se deixou dominar pela preguiça e está com a imaginação em baixo no que toca à invenção de desculpas. Deixo-vos as minhas favoritas:

"Tive de ajudar o meu tio a construir uma hipermáquina-de-fazer-trabalhos-de-casa-por-mim, mas depois ela não funcionou".

"Ficámos sem lenha, por isso sacrifiquei os meus cadernos da escola para nos aquecermos".

"Fui raptado por um OVNI".

Com desenhos em tons pouco habituais no que toca à ilustração infantil, são bem do meu agrado, pela criatividade, pelo detalhe e por fazerem lembrar o universo gótico.

Recheado de disparates que dificilmente encontrarão aceitação, é com certeza um livro capaz de provocar uma gargalhada a cada página!

PNL 4º ano

No comments: