Saturday, March 5, 2016

Desejos realizados / Nikki Loftin

Sinopse: 

"Peter Stone é um tímido rapaz de doze anos com uma família barulhenta que não compreende o seu isolamento. Recém-chegado à região montanhosa do Texas encontra um vale tranquilo onde conhece a extrovertida Annie Blythe. Peter descobre que Annie, a rapariga que pede desejos, tem uma doença grave e fica surpreendido com a sua força de viver. Ambos decidem fugir para o vale, pois acreditam que a magia que o envolve irá realizar os seus desejos. No entanto, depressa percebem que a verdadeira magia reside na amizade genuína".

Opinião: 

Para mim, esta foi sobretudo uma leitura contemplativa. Embora nunca tenha sofrido bullying (felizmente!), identifiquei-me muito com a personagem principal, Peter Stone, no sentido de ser uma alma dada ao silêncio. Nem sempre sou assim, como é óbvio. Isto até pode soar estranho a quem me conhece, mas a verdade é que, apesar de não ter grandes problemas de comunicação com os outros, não tenho muitas amizades profundas, pois nunca conheci a necessidade de partilhar problemas ou sentimentos. Guardo e resolvo o que tenho por resolver cá dentro, sem amarguras ou depressão, às vezes apenas com alguma tristeza, claro. A maioria das pessoas são muito dadas a opiniões e a ouvir pouco. A sério, cada vez conheço menos pessoas que saibam ouvir, está tudo sempre mais interessado em falar sem dar oportunidade ao outro. Além disso, gosto de ter o meu canto sem grandes invasões. Sofro horrores sempre que me aparece alguma pessoa cá em casa sem que tenha sido convidada (imaginem o pós-parto, com gente que nem conhecia a querer ver o bebé. Acho que fiquei com um trauma para a vida!).

Uma das melhores coisas do livro é a maneira como as personagens se relacionam com a natureza, que as protege ou afasta, consoante as intenções em questão, numa espécie de realismo mágico que, de facto, me envolveu. No entanto, a certa altura, achei que estava a tornar-se um bocado chato, numa leitura mais perto das 3 estrelas. Porém, na recta final, há uma espécie de explosão de sentimentos que me tocou até à lagrimita (sou uma mariquinhas incurável). É também um livro indicado para pais que gostariam que os filhos fossem diferentes. Além disso, aborda também a questão das crianças com cancro, histórias que nos ficam sempre um bocadinho no coração.

Seguem, por isso, as 4 estrelas. E a vontade de ler outros títulos da autora!

No comments: