Friday, October 26, 2018

Novidades

Histórias para rapazes que ousam ser diferente
de Ben Brooks 
Editorial Presença
+ 10 anos

Uma extraordinária compilação de 100 histórias de homens famosos e não muito famosos, do passado até aos nossos dias, que tornaram o mundo num sítio melhor através do altruísmo, da generosidade e da autoconfiança.

Histórias de: Barack Obama, Bill Gates, Christopher Paolini, Confúcio, Daniel Radcliffe, Dynamo, Galileu Galilei, Rei George Vi, Jamie Oliver, John Green, John Lennon, Lionel Messi, Louis Armstrong, Mahatma Gandhi, Neil Degrasse Tyson, Nelson Mandela, Oscar Wilde, Ralph Lauren, Roald Dahl, Salvador Dalí, Siddhartha Gautama, Stephen Hawking, Steven Spielberg e Vincent Van Gough.

As piores crianças do mundo 2
de David Walliams 
Porto Editora
+ 10 anos

Estás farto de criancinhas bonitinhas e comportadinhas?
Queres conhecer as piores crianças do mundo inteiro?
São dez novas histórias sobre meninas e meninos do pior.

Atreve-te, se fores capaz...


A água e a águia
de Mia Couto 
Editorial Caminho
+ 7 anos

Foi então que a mais velha das águias juntou toda a comunidade e perguntou:
— Sabem o que é a letra i?
Uma disse: é um pau espetado no abecedário.
Outra disse: é um dançarino com um chapéu alto.

Portuguesas extraordinárias: mulheres de coragem à frente do seu tempo
de Maria do Rosário Pedreira 
Booksmile
+ 8 anos

Conhece algumas das portuguesas mais corajosas da nossa História!

As mulheres portuguesas são famosas por serem trabalhadoras, lutadoras, carinhosas e dedicadas. Cavaleiras, empresárias, políticas… Ao longo da História, várias foram as que se rebelaram contra convenções e obstáculos e alcançaram feitos incríveis que mudaram Portugal e o Mundo. 

Este livro, com ilustrações apelativas, biografias, curiosidades e factos históricos fascinantes, celebra algumas das mais importantes portuguesas que se destacaram em diferentes áreas, da política às letras e ao empreendedorismo.

Fica a conhecer as pioneiras que abriram caminho para futuras gerações de mulheres extraordinárias!

Josefa de Óbidos; Catarina de Bragança; Vieira da Silva; Catarina Eufémia; Maria de Lourdes Pintasilgo; Maria Lamas; entre outras.

A menina que queria salvar os livros
de Klaus Hagerup 
Nuvem de Tinta
+ 7 anos

A Anna tem quase 10 anos e adora ler. A sua paixão pelos livros é tal que passa a maior parte do tempo livre na biblioteca e a sua melhor amiga é a bibliotecária Monsen. 

Um dia, porém, a Sr.ª Monsen conta algo absolutamente devastador: 
Os livros que ninguém lê são destruídos. 
Só Anna pode evitar a tragédia que seria perdermos o acesso a todos esses mundos e personagens mágicos. 

A história poderosa de um amor inspirador e sem limites: o amor pela literatura.

As estrelas mais brilhantes
Stars Livro 1
de Anna Todd 
Editorial Presença
Jovem adulto

Anna Todd, a autora da série After, bestseller internacional, regressa com um romance surpreendente sobre o amor e os obstáculos que a vida nos coloca a cada momento. 

Após uma juventude dominada pela instabilidade familiar, devido à profissão do pai, militar de carreira, e ao comportamento rebelde do irmão, Karina Fischer, agora com vinte anos, é massagista em Atlanta onde, já na sua própria casa, pela primeira vez se sente bem. Numa sessão de massagens, conhece Kael, um jovem ex-combatente, bem-parecido mas introvertido e com sinais de desgaste emocional causado por duas missões no Afeganistão. 

Karina habitua-se à sua presença silenciosa na qual vê algo que a tranquiliza e a ajuda a ultrapassar o caos familiar que marcou a sua vida. Kael mal a conhece, nem parece querer conhecê-la melhor e... fala muito pouco. Contudo, Karina vê neste homem misterioso a estabilidade de que necessita, e enche de silêncios as suas próprias ilusões. 

Mas as ilusões podem ser desfeitas tão depressa como surgem. E quando Karina entra no mundo de Kael, descobre que há mentiras mais perversas do que alguma vez poderia ter imaginado. Uma fascinante história de amor e mentiras, que permanecerá por muito tempo na memória dos leitores.

Portuguesas com M grande
de Lúcia Vicente 
Nuvem de Tinta
+ 7 anos

As raparigas rebeldes portuguesas - das mais famosas às ilustres desconhecidas - que abriram caminho a todas nós com a sua coragem e determinação.

O que têm em comum a padeira Brites de Almeida, a sufragista Beatriz Ângelo, a atriz Beatriz Costa e a pintora Paula Rego? Além de serem todas mulheres, lutadoras, corajosas, independentes e livres… são Portuguesas com M Grande! 

A luta pelo direito à igualdade de oportunidades tem conhecido muitas protagonistas e batalhas difíceis de travar, mas, para estas mulheres, nada é mais forte que o desejo de liberdade!

Tokyo ghoul - Vol. 13
de Sui Ishida 
Devir
Jovem adulto

Os investigadores do Bairro 20 tentam derrubar o ghoul Coruja de um Só Olho, com ligações a Akira e Yoshimura.

A rusga ao café Anteiku, onde se pensa que o Coruja esteja escondido resulta numa batalha sem precedentes para ambas as partes.


O estranhão: como sobreviver à família - Livro 8
de Álvaro Magalhães 
Porto Editora
+ 10 anos

Fred, o Estranhão, tem de se aguentar com a Gin, a prima especial que chegou para atormentar os seus dias e as suas noites. Grandes problemas virtuais o esperam, pois a Gin é bloguer, youtuber e ainda faz stand-up nas horas vagas. Um espanto! Além disso, Fred vive duas histórias de puro terror e uma outra, de puro amor, com a misteriosa rapariga que lia. E ele que só queria ter uma vida normal, sem sobressaltos... Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não? 

O diário de um banana: vai tudo abaixo - N.º 13
de Jeff Kinney
Booksmile
+ 10 anos

Um nevão inesperado obriga ao encerramento da escola do Greg e transforma todo o bairro num campo de batalha. Vários grupos rivais defrontam-se para conquistarem os territórios vizinhos. Entre gigantescos fortes de gelo e incríveis combates de bolas de neve, é uma verdadeira batalha «neval»!

Apanhados no meio deste fogo cruzado, o Greg e o Rowley estão a dar em loucos! Eles vão ter de descobrir quem são os responsáveis por esta guerra, para poderem restaurar a paz. O Greg e o Rowley serão então aclamados como heróis. Hum… ou então não, e é desta que VAI TUDO ABAIXO.

James e o pêssego gigante
de Roald Dahl 
Oficina do Livro
+ 10 anos

Os pais do James Henry Trotter são tragicamente devorados por um rinoceronte e ele é obrigado a ir viver com as suas tias horríveis. 

A vida em casa da tia Sponge e da tia Spiker não é nada agradável, até ao dia em que o James recebe uns pequenos cristais mágicos e coisas invulgares acontecem.

No topo do velho pessegueiro, nasce um pêssego que cresce tanto até ficar do tamanho de uma casa. Lá dentro, o James conhece a Centopeia, a Minhoca, o Bicho-da-Seda, o Pirilampo, o Velho-Gafanhoto-Verde e a Joaninha e quando o pêssego cai e rebola para longe uma grande aventura começa!

A guardiã da princesa
As Crónicas de Rosewood
de Connie Glynn
Oficina do Livro
+ 10 anos

Lottie Pumpkin é uma miúda normal que conseguiu uma bolsa de estudo para ingressar em Rosewood Hall e sonha ser princesa.

Ellie Wolf é uma princesa que deseja ser uma miúda normal. Convenceu os pais a frequentar Rosewood Hall para fugir às suas obrigações reais, no reino de Maradova.

Quando, por destino, as duas miúdas de 14 anos, ficam no mesmo quarto do dormitório no colégio e um boato se espalha, trocarem de identidades parece ser a solução óbvia e ideal. Afinal, todos pensam que a princesa é Lottie.

Mas alguém persegue o seu segredo e em Rosewood nada é o que parece…

Alice no país de Gil Vicente : viagem iniciática ao teatro vicentino, na companhia de Sr. Parvo e D. Moça
de Catarina Barreiro de Sousa 
Livros Horizonte
+ 10 anos

Alice, uma jovem adolescente, desaparece misteriosamente. Acorda perdida, algures no cais do Auto da Barca do Inferno, entre a vida e a morte. Prisioneira deste mundus vicentis, parte em busca de Mestre Gil – talvez o único que a possa ajudar –, na companhia de Sr. Parvo. É o início de uma longa aventura, uma viagem iniciática pelos caminhos de Portugal quinhentista. Os protagonistas deparam-se com um país povoado de personagens vicentinas, em que cada encontro se transforma numa oportunidade de aprendizagem e de descoberta – de si e dos outros. Afinal, a vida também pode pulsar para além das fronteiras da nossa imaginação!

Advertência: Não é necessário ter lido as peças de Gil Vicente para acompanhar esta história. Um dos seus propósitos é precisamente o de dar a conhecer personagens adormecidas em versos antigos de 500 anos. Uma história fascinante e original que abre novos horizontes para aproximar-se da obra do “pai do teatro português”.


No comments: