Wednesday, October 10, 2018

Matilda / Roald Dahl ; il. Quentin Blake

Sinopse:

Matilda is a genius. Unfortunately, her family treats her like a dolt. Her crooked car-salesman father and loud, bingo-obsessed mother think Matilda's only talent is as a scapegoat for everything that goes wrong in their miserable lives. But it's not long before the sweet and sensitive child decides to fight back. Faced with practical jokes of sheer brilliance, her parents don't stand a chance.

Opinião:

No dia 1 de Outubro fiquei a saber que este livro tinha sido publicado há precisamente 30 anos. Curiosamente, nesse mesmo dia, entrei na livraria Gatafunho e, ao passar os olhos pelas estantes, saltou-me à vista um exemplar em língua inglesa. Não deixei passar a oportunidade.

É impossível não amar esta personagem que, para além de dotada de extraordinária inteligência, tem tanto de doçura como de engenho! A Matilda é um verdadeiro diamante nascido no seio de uma família de gente tacanha, bronca e sem qualquer noção de parentalidade. E é incrível como se desenvolve de forma tão saudável num ambiente altamente inóspito… Uma verdadeira inspiração!

Os mais pequenos vão apreciar sobretudo as partidas que faz ao pai (hilariantes e bem merecidas!) e as maldades infligidas pela directora da escola aos desgraçados dos alunos.

Eu gostei especialmente da importância que é dada à biblioteca pública, que teve um papel decisivo na vida da nossa heroína.

Na edição comemorativa dos 30 anos, a editora Puffin pediu ao ilustrador Quentin Blake que imaginasse como seria a Matilda na casa dos 30. Por motivos óbvios, agrada-me a Matilda enquanto bibliotecária responsável pela British Library. Mas não deixem de ver as restantes possibilidades aqui.

O livro está publicado em Portugal pela Oficina do Livro. Recomendo!

Matilda at 30, reimagined as chief librarian of the British Library by Quentin Blake.

No comments: