Sunday, August 19, 2018

Ovos verdes e presunto / Dr. Seuss

Sinopse:

Será que gostas de ovos verdes e presunto? Esta é a pergunta que o Sam faz insistentemente ao amigo, procurando levá-lo a provar algo novo. Apesar das suas tentativas, o amigo teima em dizer que não gosta, sem nunca ter provado.

Com muita imaginação, o Sam fará de tudo para convencer o amigo. Será que vai conseguir? 

Opinião:

Não há nada mais frustrante do que preparar uma refeição deliciosa para logo depois lidar com a teimosia de um filho que se recusa a prová-la. Cá em casa, acontece com regularidade, por isso, não admira que este seja o livro do momento no ninho da coruja.

Publicado a 2 de Agosto de 1960, tornou-se num clássico da literatura infantil. Na verdade, não há lista do género melhores livros de sempre para crianças onde não conste. O autor usou apenas 50 palavras, habilmente repetidas num jogo de rimas dinâmico, nonsense e até bizarro, fruto de uma aposta feita com o seu editor.

Como sou vegan, fiz uma pequena adaptação. Em vez de ler ovos verdes e presunto, leio couves verdes e pimento, a ver se o miúdo deixa de embirrar com os legumes!

Gostei muito e fiquei com vontade de visitar a sua estátua memorial em Springfield, a cidade onde nasceu a 2 de Março de 1904.

Dr. Seuss National Memorial Sculpture Garden, Springfield. Via Sun Sentinel
A estátua com as icónicas personagens criadas pelo autor é enorme. Neste pormenor, vemos o Sam com a sua bandeja de ovos verdes e presunto. Lá ao fundo, está o Dr. Seuss na companhia do Gato do Chapéu.

Vou com certeza ler os restantes livros do autor, publicados em Portugal pela editora Booksmile.

PNL 6 a 8 anos (recomendado pela editora a partir dos 4 anos)

No comments: