Tuesday, January 26, 2016

Gregor: a primeira profecia / Suzanne Collins

Sinopse:

Enquanto escorrega pela conduta de ar atrás da irmã, Gregor suspira por mais uma peripécia na sua vida. Mas nada o preparou para a aventura que se segue. Debaixo da cidade esconde-se a Subterra, um mundo sombrio onde os humanos convivem com aranhas, morcegos, baratas e ratos gigantescos.

A Subterra prepara-se para a guerra e uma profecia previu que ele mesmo, Gregor, desempenhará um papel importante. Gregor quer fugir, mas percebe que ali talvez possa desvendar o desaparecimento do pai.

Opinião:

Há tempos, mais por nostalgia do que por fé, criei a etiqueta "Novo Harry Potter, procura-se!". Pois bem: está a querer parecer-me que descobri uma história muito boa! Digo mais: tão boa que, dependendo do desenvolvimento da trama nos seguintes volumes, poderá ser tão emocionante quanto a obra da minha querida J. K. Rowling!

A autora, Suzanne Collins, é também a responsável pela saga "Os jogos da fome", que ainda não passou pelas minhas mãos, mas à qual irei atirar-me não tarda muito! Porque adorei mesmo este livro! É certo que a linguagem é simples, estando indicado para maiores de 10 anos. Porém, é  muito especial, pois apresenta-nos um universo paralelo fantasioso bastante diferente de todos os que tenho "visitado" nos últimos tempos! Gostei das personagens (a Boots fez-me lembrar sempre o meu filho!), amei a estética da subterra (daria uma maravilhosa adaptação cinematográfica), e agradou-me o ritmo da acção. Além disso, uma autora que me faz derramar umas quantas lágrimas por uma barata (gigante!), só pode ser uma escritora do caneco!

Seguem 5 estrelas para o Gregor! E o desejo de ver os restantes volumes publicados em português muito brevemente!

P.S: A sinopse, que copiei do site da Presença, não faz mesmo justiça ao livro. Foi uma bela surpresa!


No comments: