Wednesday, January 20, 2016

Devolve o que deves!

Acho que ninguém imagina a quantidade de documentos que todos os anos são emprestados para nunca mais regressarem às estantes das bibliotecas. Fico danada! Até porque, à falta de legislação, não se pode fazer muito mais do que enviar uma carta de aviso, carta essa que a grande maioria das pessoas decide ignorar por completo. Numa altura em que todos os recursos são escassos, é triste ver o que é de todos estacionar definitivamente na prateleira de um grandessíssimo... incumpridor!

Lembro-me, por exemplo, de uma estudante universitária (já vos disse que odeio esta espécie?) que nos disse (na cara!) que preferia nunca mais utilizar os serviços da biblioteca do que devolver os 5 livros de enfermagem que requisitou ad eternum. Cada um dos exemplares custava à volta de 60 euros, portanto, estão a ver o prejuízo!

Vem esta conversa a propósito da seguinte notícia:

Legislation Would Let Libraries Get Tough On Overdue Items

Wisconsin libraries are toughening up on overdue items. A new bill under consideration at the state Capitol would allow libraries to use collection agencies and the police to get overdue books back on the shelves.

No comments: