Friday, October 2, 2015

Se eu fosse chão / Nuno Camarneiro

Sinopse: Num grande hotel, as paredes têm ouvidos e os espelhos já viram muitos rostos ao longo dos anos: homens e mulheres de passagem, buscando ou fugindo de alguma coisa, que procuram um sentido para os dias. Num quarto pode começar uma história de amor ou terminar um casamento, pode inventar-se uma utopia ou lembrar-se a perna perdida numa guerra, pode investigar-se um caso de adultério ou cometer-se um crime de sangue. Em três épocas diferentes, entre guerras que passaram e outras que hão-de vir, as personagens de Se Eu Fosse Chão – diplomatas, políticos, viúvos, recém-casados, crianças, actores, prostitutas, assassinos e até alguns fantasmas – contam histórias a quem as queira escutar."

Opinião:

Nunca tinha lido nada do autor e parece-me que este não é o livro certo para uma primeira apresentação.

Gostei da maneira de escrever do Nuno, mas as pequenas histórias, na sua grande maioria, não me deixaram satisfeita, não por serem curtas, mas por deixarem demasiado a adivinhar, como se fossem páginas arrancadas de um livro ou contos inacabados (houve apenas umas poucas que achei bem conseguidas). E porque as histórias nunca se cruzam (algo que estava à espera que acontecesse, uma vez que se passam no mesmo hotel), ficou-me um sentimento de vazio, como se o livro, na sua totalidade, não fizesse sentido.

Porém, fica o desejo de ler os romances do autor, porque como disse no princípio, gostei imenso da sua maneira de escrever.

No comments: