Wednesday, October 28, 2015

Quando as adaptações para o cinema dão barraca

Com a noite das bruxas à porta, deu-me finalmente vontade de  ler o "Luz", de Stephen King. Nunca vi a adaptação para cinema e contava ver o filme assim que acabasse o livro.

Porém,  hoje dei com o artigo "10 autores que não aprovaram a versão para o cinema de seus livros", e tendo em conta a opinião do senhor King, cheira-me que não vou gostar lá muito:

“Eu já admirava o [Stanley] Kubrick há um tempo e tinha grandes expectativas em relação ao projeto, mas o resultado final me desapontou profundamente. Kubrick não conseguiu alcançar o tom de maldade do hotel. Então, ele optou por procurar a maldade nos personagens e transformou o filme numa tragédia doméstica com tons apenas vagamente sobrenaturais”. “Essa foi a falha básica: como ele não acreditava, ele não conseguiu tornar o filme crível para a audiência”. “Shelley Duvall como Wendy é uma das opções mais misóginas da história do cinema. Ela está ali basicamente para gritar e ser estúpida, e essa não é a mulher sobre a qual eu escrevi”. Palavras de Stephen King que, em diversas ocasiões, já difamou a versão cinematográfica de O Iluminado. Ele também não aprovou a atuação de Jack Nicholson. O autor queria que o protagonista não parecesse um maluco até chegar ao hotel mas, para ele, Nicholson incorpora o doido desde o início do filme".

Para ler o artigo na totalidade, é clicar aqui! Se vos chatearem com registos e afins, é não ligar e insistir no refresh ;)

No comments: