Thursday, October 22, 2015

O oceano no fim do caminho / Neil Gaiman

Sinopse"Este livro é tanto um conto fantástico como um livro sobre a memória e o modo como ela nos afeta ao longo do tempo. A história é narrada por um adulto que, por ocasião de um funeral, regressa ao local onde vivera na infância, numa zona rural de Inglaterra, e revive o tempo em que era um rapazinho de sete anos. As imagens que guardara dentro de si transfiguram-se na recordação de algo que teria acontecido naquele cenário, misturando imagens felizes com os seus medos mais profundos, quando um mineiro sul-africano rouba o Mini do pai do narrador e se suicida no banco de trás.

O Oceano No Fim do Caminho é uma belíssima e inquietante fábula que revela a singular capacidade de Neil Gaiman para recriar uma mitologia moderna."

Opinião: ora aqui está um livro que não esquecerei tão cedo. Porque conta uma história que é diferente e estranha, mesmo tendo em conta que estamos a falar de um livro de fantasia.

Nos agradecimentos, o autor confessa que a ideia inicial era escrever um conto, mas que no decorrer do processo, acabou por transformar-se num romance. Confesso que me parece mais um conto, sobretudo pelo que podemos descobrir numa segunda leitura das personagens.

Vejo a vilã da história como a encarnação do próprio mal, que tantas vezes consegue abrir caminho nos nossos corações e causar grandes estragos, aproveitando portas que nós próprios criamos com os nossos desejos, ansiedades e medos. No extremo oposto, encontramos as mulheres da família Hemstock (e não me parece que sejam todas mulheres por acaso), protectoras, acolhedoras, curandeiras, mágicas.

Gostei e voltarei certamente a este autor.

 PNL 3º ciclo



No comments: