Monday, September 14, 2015

Eleanor & Park / Rainbow Rowell

Apesar de ter odiado a adolescência, adoro livros e filmes que abordam esta faixa etária. Ler "Eleanor & Park" foi como voltar atrás no tempo. Numa linguagem juvenil, a autora conta-nos a história de amor entre dois jovens "inadaptados", personagens com as quais criei grande empatia logo nas primeiras páginas.

Mas não pensem que se trata de um amor lamechas. É antes aquele tipo de amor que, sem darmos conta e aos poucos, vai criando raízes capazes de alcançar incrível profundidade, ao contrário de Romeu e Julieta, história que sempre me irritou (adorei a crítica presente no livro).

Confesso que fiquei algumas vezes aborrecida com o tom demasiado juvenil e algo repetitivo da leitura, mas depois dava com frases maravilhosas, escritas nessa mesma linguagem, descrevendo os mais básicos sentimentos de uma forma bela e sem lugares comuns, ficando agradavelmente surpreendida. É também uma leitura onde a ternura se mistura com a tristeza, porque Eleanor tem uma vida familiar difícil capaz de minar o mais puro dos amores.

As imensas referências musicais e de BD dos anos 80 irão agradar a quem viveu essa época, mas poderão aborrecer quem desconhece as mesmas.  Só apanhei metade, e foi por ter uma irmã 7 anos mais velha. Gostei muito.


No comments: