Monday, January 28, 2013

Hay que tenerlos

Sou aquele tipo de pessoa que vê uma onda de meio metro é já não entra no mar. Do mais mariquinhas que pode haver! Talvez por isso mesmo, tenho um respeito do camandro aos surfistas.

Já tinha contado aqui, há umas semanas, que fui à Nazaré ver a famosa praia do Norte, mas não apanhei grande coisa no que toca a ondas gigantes.

Hoje chego a casa e fico a saber que o Garrett McNamara está de volta a Portugal, onde se prevê uma ondulação de grande dimensão para esta semana.

Esta foto foi tirada hoje. E só me ocorre dizer Balhamadeus! Acho que se estivesse a ver isto encomendava logo a a alma do homem!

Foto: Nazaré Qualifica – To Mané, Triangulo

200 anos de Orgulho e preconceito

Este continua a ser um dos meus livros favoritos. Sempre que leio alguma coisa da Jane Austen, fico impressionada com a sua visão, sem dúvida muito à frente do seu tempo.

Parabéns para ela e para aquela que é uma das obras mais queridas de sempre!

“You are too generous to trifle with me. If your feelings are still what they were last April, tell me so at once. My affections and wishes are unchanged; but one word from you will silence me on this subject for ever.” 

Mr Darcy, em Orgulho e preconceito, de Jane Austen

Sunday, January 27, 2013

Retoque final na árvore

O musgo do presépio acabou a fazer de ninho para compor a árvore do destaque de Janeiro. Assim está muito melhor!

Saturday, January 26, 2013

Orgulho e preconceito

No dia 28 de Janeiro, comemoram-se os 200 anos da publicação da obra "Orgulho e preconceito", da escritora Jane Austen.

Nesse dia, o Jane Austen Center, em Bath, será o palco da  leitura em voz alta da totalidade da obra, realizada em segmentos de 10 minutos por cerca de 140 celebridades, entre autores, políticos, músicos, etc. O evento será transmitido via streaming para todo o mundo.

Como é o meu dia de folga, é provável que lá dê um pulinho :)

Mais informações aqui.






Wednesday, January 23, 2013

Analfabetismo

Não é muito frequente, mas de vez em quando, lá aparece uma pessoa que não sabe ler. Os casos que me chegam referem-se quase exclusivamente a mulheres de etnia cigana. Hoje, uma rapariga com pouco mais de 30 anos veio pedir-me que lhe lesse o título de um DVD que tinha na mão, pois queria escolher um filme para ver com o filho pequeno.

É triste. 

Mr. Bean na Biblioteca

Não sei como foi possível, mas a verdade é que só agora vi este sketch do Mr. Bean, uma especial delícia para quem trabalha na área!

Friday, January 11, 2013

Fábulas

Em Janeiro, a biblioteca destaca as "fábulas" na sala infantil. Procurei na net algo que me ajudasse a atrair a atenção dos meus pequenos leitores e encontrei algumas ilustrações da Elsa Mora feitas a partir de recortes de papel. São maravilhosas e dão mesmo vontade de ler as histórias. Foram elaboradas para ilustrar um livro sobre as Fábulas de La Fontaine. A autora publicou aqui todas as etapas de criação, se tiverem curiosidade, basta clicar! Com base nas mesmas, e com o (pouco) material que tinha à mão, fiz estes mini quadros:



Para completar o cenário, fiz uma árvore com uma coruja (como não podia deixar de ser):


Os ovos estão à espera do musgo do presépio para repousar no ninho.